Imagem artigo

Acessibilidade e inclusão nas redes sociais

Escrito por Lorem Motta
 em 18 de maio de 2021

Olá pessoal, tudo bem? Estou aqui para continuar a série sobre este assunto tão importante que é a acessibilidade e a inclusão no meio digital. Com o crescimento das tecnologias digitais em nossas vidas, é mais que seguro afirmar que a acessibilidade digital é um direito civil para pessoas com deficiências, tais como: auditivas, visuais e cognitivas.

Claro, além de alcançar uma audiência mais ampla e ganhar uma imagem positiva, a importância de levar nossos conteúdos e mensagens para todos, é trivial para usuários e para empresas.

Além de alguns cuidados genéricos com linguagem, imagens e narrativas, há vários pontos específicos que devem ser analisados em cada plataforma de acesso ao usuário final. Ou seja: cada rede social, comunidade, sites e ferramentas de SEO têm suas peculiaridades e ferramentas para tornar nossos conteúdos acessíveis e inclusos.

Vou listar hoje alguns recursos de textos alternativos para imagens e vídeos nas seguintes plataformas digitais: LinkedIn, Twitter, Facebook e Instagram. Estas ferramentas estão em constante evolução e adequação, e entendemos que é uma missão de todos para tornar o mundo digital mais acessível.

Quando incluímos os textos alternativos nas nossas postagens, softwares como por exemplo o “Voice Talk”, conseguem lê-lo para os usuários com deficiências visuais ou com baixa visão.

Vamos começar com o LinkedIn e temos uma novidade boa: O LinkedIn já foi a rede social com menos espaço para caracteres de texto alternativo, e recentemente eles aumentaram de 120 para 300. Vitória!!

Então vamos começar?

– Texto alternativo LinkedIn:

  1. Comece a publicação adicionando uma foto ou vídeo de sua preferência, que vai carregar uma caixa inicial de edição. Clique no botão “Adicionar Texto Alternativo”, conforme ilustração abaixo:

Em seguida, vai abrir uma caixa para inserir o seu texto alternativo e salvar. Atenção: O máximo permitido são 300 caracteres e aqui a principal dica é ser sucinto. Se tiver dúvidas em como criar um texto alternativo eficaz, dá uma espiada no meu último artigo aqui do Blog. Após finalizar, clique em “Salvar”. Veja abaixo:

– Texto alternativo no Twitter:

  1. Carregue sua foto e clique em “editar”:

2. Clique na opção “ALT” conforma imagem abaixo e no campo “descrição” abaixo da foto acrescente seu texto alternativo.

  1. Importante: No corpo do Tweet, temos um número reduzido de caracteres, então basta mencionar logo após seu conteúdo o seguinte: #ParaTodosVerem Este Tweet contém texto alternativo”. Dessa forma, os usuários saberão que aquele é um conteúdo acessível.

– Texto alternativo no Facebook:

  1. Carregue sua imagem ou vídeo e clique no botão “Editar”.

Clique na última opção “Texto Alternativo” que vai abrir duas opções: A primeira é um texto alternativo que o Facebook sugere (aqui uma dica entre nós hein? geralmente eles são bem ruins kk)!! E a segunda opção é a de “Texto alternativo personalizado”, que recomendamos selecionar e inserir o seu texto. Feito isto, clique em “Salvar”, conforme ilustração:

– Texto alternativo no Instagram

  1. Faça sua postagem normal e após concluída, clique nos “três pontinhos” no lado direto superior da publicação do Feed. Veja abaixo:

Em seguida, vai  aparecer uma opção na parte inferior da foto e clique em “Editar texto alternativo”.

3. Escreva o seu texto e depois clique no “Check” para finalizar.

Viu como é fácil? Uma dica importante é que além de inserir os textos alternativos, precisamos colocá-los os mesmos nas legendas com as Hashtags específicas #ParaCegoVer e #ParaTodosVerem, para os usuários identificarem facilmente que aquele conteúdo é acessível.

E antes de encerrar, uma dica extra: A importância de legendar os Stories do Instagram e qualquer tipo de vídeo nas redes. Além das legendas aumentarem o alcance das publicações, passar a ideia de uma produção de qualidade e bem-feita, elas tornam o conteúdo mais acessível para todos.

Por outro lado, na correria dos nossos dias, existem momentos em que não podemos parar para ouvir um áudio, seja por estar em um local público ou por não ter fones de ouvidos. As legendas nesse momento, seriam ideais para o usuário não deixar de consumir o seu conteúdo.

O jeito mais tradicional de incluir as legendas nos vídeos é na pós-produção e depois adicionar nos programas de edições de vídeo. O primeiro passo é transcrever todo o conteúdo para um doc de texto e então ir adicionando.

Recentemente, o Instagram implementou um recurso de legenda automática para os Stories. É uma novidade que permite inserir um sticker que pode gerar uma transcrição do que é dito para texto nos Stories da rede social. A legenda é gerada de forma automática e aparece no decorrer de cada publicação. Por se tratar de um recurso em fase de testes, essa novidade ainda não chegou no Brasil, e enquanto isso, precisamos fazer as legendas manualmente.

É um processo simples e trabalhoso, mas são detalhes que mudam a experiência dos usuários. E sobretudo, fazem a diferença na vida das pessoas.

Hoje, o texto alternativo é um dos métodos mais fáceis de tornar nossos conteúdos em redes sociais mais acessíveis. Claro que há muito outros, mas usando estas ferramentas que as redes sociais disponibilizam, é mais um passo para o aprimoramento delas para termos um meio digital mais inclusivo.

Então, vamos aprender juntos e tornar nossas redes sociais mais acessíveis? Até a próxima pessoal!

Quer fazer parte do nosso time? #VemPraDBC

Confira nossas vagas em: https://dbc.compleo.com.br/

por Lorem Motta Analista de Marketing
Menu - DBC Company

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter

Deixe um comentário!

E participe da conversa.

Veja Também

Acessibilidade e inclusão nas redes sociais
Olá pessoal, tudo bem? Estou aqui para continuar a série sobre este assunto tão importante que é a acessibilidade e a inclusão...
3 dicas para criar um conteúdo acessível nas Redes Sociais
Olá pessoal, tudo bem? Estou aqui para o meu segundo artigo no Blog da DBC e hoje vamos falar sobre um assunto...