Imagem (1)

Gestão do Tempo No Home Office

Escrito por Pietro Bordin
 em 26 de janeiro de 2021

Olá pessoal, tudo bem? Este é o meu primeiro artigo e gostaria de me apresentar a vocês. Meu nome é Pietro, tenho 23 anos e recém-formado em Psicologia pela PUCRS. Sou um apaixonado pela tecnologia e ao mesmo tempo apaixonado pela complexidade humana. Trabalho na DBC Company desde Março/2020 e também participo do GEDC (Grupo de Estudos em Desenvolvimento em Carreira) como voluntário e espero que gostem deste artigo e da temática que pretendo trazer mais vezes para nosso blog.

O ano de 2020 foi um grande desafio para todos quando nos deparamos com a necessidade de se replanejar em vários âmbitos na nossa vida. O Home Office tornou nossa casa um espaço unitário de trabalho, família e descanso, e nos trouxe uma nova percepção sobre o tempo. Este que sempre foi norteador de inúmeras escolhas, movimentações, oportunidades e crescimento, o tempo é algo nas nossas vidas valioso como também astuto e ardiloso e por isto compreender e organizar nossa existência pelo seu atravessamento é fundamental na busca de saúde mental, crescimento profissional e desenvolvimento pessoal.

De fato, o Home Office chegou em nossas casas e mexeu com nossa rotina trazendo novos elementos nos obrigando a repensar em como administrar tanta informação e tarefas no mesmo ambiente. E, pensando nisso, compartilho com vocês três elementos chaves para auxiliar na forma de reorganizar nosso tempo em nossas casas: Contexto, Recursos e Demandas.

Contexto: Observar, refletir e compreender nosso espaço dentro da casa e suas relações com a família e o trabalho.

Recursos: Quais recursos possuo e que consigo utilizar no momento, sendo eles físicos, mentais ou rede de apoio.

Demandas: Quais demandas possuo em casa, quais demandas são familiares, quais são do trabalho?

Em todas elas o tempo se decorre como uma engrenagem que a cada minuto, dia, semana ou mês, se apresenta com uma constante. E por isto a minha sugestão é que antes de começar a administrar o tempo e as tarefas, pause se possível, 15 min para refletir sobre a sua posição nesses três pilares. Após esta pausa trago para vocês 7 estratégias que podem auxiliar na gestão do nosso tempo:

1° – Comece o dia elencando suas tarefas principais! O importante é começar!! A ordem fica a critério de vocês, pessoalmente eu fico revezando entre tarefas fáceis e difíceis.

2° – Faça pausas e refeições! Seu corpo também precisa de atenção. Não precisa fazer algo muito elaborador, reserve um tempo para um simples alongamento já vai ajudar a manter o seu corpo atento e disposto.

3° – Converse com sua família e/ou amigos que residem na sua casa sobre a importância das tarefas de casa e seu horário de trabalho, isto ajuda a estabelecer uma certa rotina para o Home Office. Mas lembre-se que isso não vai impedir os contratempos e sua atenção ser dividida entre todos na sua casa. Minha dica é: não se cobre tanto, apenas busque conciliar.

4° – Adeque seu cronograma conforme as suas demandas, prazos e atividades. Planeje isto de uma forma que você consiga seguir de alguma forma. (Google Agenda, Trello, Agenda Pessoal). Criar prioridades nestas tarefas auxilia no seu desempenho e também ajuda reservar tempo para emergências ou até menos estresse e exaustão

5° – Delegue tarefas que possam ser concluídas ou separadas pela equipe em dias com muitas entregas ou prazos curtos. Alguém na sua equipe ou até mesmo dentro de casa pode te apoiar. Lembre-se que é ocasionalmente, delegar constantemente pode sobrecarregar algum colega de equipe e/ou um familiar, e principalmente que ainda temos responsabilidades mesmo quando delegamos uma tarefa.

6°- Evite muita procrastinação, todos sabemos o conforto e a sensação de alivio momentâneo que isso proporciona. A tarefa não finalizada vai retornar e isso pode sobrecarregar seu dia. Procure realizar as atividades constantemente, pois isso torna o trabalho mais fluido e tranquilo.

7° – Não esqueça que perfeição na vida não existe, o tempo é a prova viva disto. Erramos, esquecemos, procrastinamos… Busque a sua forma de bem-estar que em sua casa possibilite proporcionar uma melhor saúde mental, física e organizacional, para sua equipe de trabalho, para sua família e principalmente para você! Apesar de estarem vivendo hoje no mesmo espaço, ambas as esferas têm sua importância para sua vida.

E para finalizar, queria trazer a minha experiência com o Home Office.

Sendo sincero, o início foi muito conturbado e me atrapalhei diversas vezes no início da pandemia! Busquei aprender com este momento e me reorganizar, segui as dicas que trouxe aqui e sei o desafio é grande. O fundamental é reorganizar seu dia como uma forma de conciliar seu trabalho, família e descanso, no início pode ser difícil, mas em algum ponto em comum todas as esferas da sua vida se conversam justamente por fazerem parte da sua própria história, e será o tempo que irá revelar sempre isto para você.

Espero que tenham gostado do conteúdo e ajude no seu 2021! Abraço!

Quer fazer parte do nosso time? #VemPraDBC

Confira nossas vagas em: https://dbc.compleo.com.br/

por Pietro Bordin Assistente de Gestão de Pessoas
Menu - DBC Company

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter

Este post tem um comentário

  1. Denilson

    Pietro, parabéns pelo artigo, gostei do assunto abordado e pelas dicas que são fundamentais para mantermos uma boa qualidade de vida social e profissional.

Deixe um comentário!

E participe da conversa.

Veja Também

Gestão do Tempo No Home Office
Olá pessoal, tudo bem? Este é o meu primeiro artigo e gostaria de me apresentar a vocês. Meu nome é Pietro, tenho...
Você conhece a Comunicação Não-Violenta?
Setembro Amarelo é o mês dedicado à prevenção do suicídio. Trata-se de uma campanha, que teve início no Brasil em 2015, e...