Pular para o conteúdo
Grupo em torno de uma mesa com notebooks conversando

O que é Product Design e por que ter em sua empresa?

Escrito por Joana Borges, Ludmila Oliveira e Tatyana Domen

A Wikipédia em língua inglesa define o Product Design como “o método para criar novos produtos para serem vendidos por um negócio ou empreendimento a seus clientes, fazendo uso de um conjunto de processos, métodos e ferramentas que facilitam a geração e desenvolvimento de ideias e conceitos para a criação de um novo produto.” Além disso, trata-se de uma área com visão holística, que engloba conhecimentos de diferentes áreas e campos de conhecimento como design gráfico, design industrial, arquitetura e urbanismo, engenharia, computação, artes visuais, etnografia, entre outros.

O termo Product Design (ou design de produto, em tradução literal) culminou-se junto com a Escola de Bauhaus, na Alemanha, em meados de 1920 e propagou-se pelo mundo com o avanço das Revoluções Industriais, que demandavam novos produtos e novas metodologias para o desenvolvimento dos mesmos focados no usuário final. Atualmente, com a evolução de tecnologias digitais, o profissional de Product Design vem focando em melhorias para o desenvolvimento de produtos digitais, porém a área não se limita apenas ao meio digital. De forma bastante objetiva e concisa, um product designer orienta-se em descobrir pontos de dores de usuários e formas de solucionar ou amenizar essas dores, buscando por oportunidades de criar ou melhorar produtos para que supram necessidades que outros produtos não são capazes.

Diferente do que muitas pessoas assumem, product designers não são responsáveis apenas pelo visual de uma tela. Esta é uma das diferentes habilidades que um product designer precisa ter; porém, o escopo deste profissional abrange outras habilidades, que incluem desde a identificação do modelo de negócio, tecnologias aplicadas, métricas e ciclo de vida do produto, pesquisas quantitativas e qualitativas e facilitação de workshops até chegar à interface (no caso de produtos digitais, a tela), onde entram habilidades relacionadas à arquitetura de informação, análise de dados, design de interação, e design de interface de forma geral.

Ainda desmistificando product designers, costuma-se confundir as atribuições técnicas de um product designer com a de um UX designer, quando existem algumas diferenças. UX designers geralmente são responsáveis por lidar com problemas que o usuário final pode encontrar, assim como realizar pesquisas e dedicar-se a concepção de wireframes que guiarão um UI designer posteriormente, dificilmente envolvendo-se com tarefas relacionadas ao design visual. Já um product designer olha para o produto como um todo, desde a concepção junto à área de negócios, realização de pesquisa e condução de workshops com usuários, desenho de wireframes e protótipos de baixa e alta fidelidade, análise de métricas e atividades relacionadas ao gerenciamento do produto e backlog, além de ser responsável pela entrega e acompanhamento junto aos desenvolvedores. Um product designer tem um escopo mais abrangente em relação ao produto, e uma atuação em design mais generalista que um UX designer.

Compreendendo o escopo de atuação de um product designer, fica mais claro entender como suas habilidades podem contribuir para um produto ou um negócio de forma geral. Mas quais os benefícios da contratação de um time de design? É nesta questão que iremos focar a partir de agora.

Contratar um time de product designers, já constituído por uma consultoria, reduz investimentos e tempo no momento do recrutamento, principalmente quando se trata do modelo de squads gerenciadas. Squads gerenciadas são um grupo de profissionais de diferentes áreas de tecnologia e design que atuam em conjunto e de forma autogerenciada, e acompanham o desenvolvimento de um produto, serviço ou projeto de forma próxima ao usuário e do contexto técnico e cultural do cliente. Por ser composto por profissionais habituados ao contexto de atuação, a adequação ao modelo de negócio costuma ser mais veloz, reduzindo tempo de adaptação e dando vazão ao andamento do projeto.

A equipe de design da DBC trata-se de uma squad gerenciada e é composta por profissionais que possuem diferentes habilidades, repertórios e vivências profissionais, trazendo um nível de maturidade e diversidade saudáveis, sendo vantajoso para o desenvolvimento de um negócio ou produto – capaz de oferecer soluções inovadoras através de processos de design com a implementação e a evolução da cultura de design, equilibrando necessidades do negócio e das pessoas. Estas características garantem trocas e discussões ricas, além de contar com experiências e conhecimentos sólidos e embasados.

Outro fator relevante ao contratar uma squad gerenciada de product designers é que estes profissionais estarão focados integralmente ao produto ou projeto ao qual estarão se dedicando, afinando e personalizando metodologias e ferramentas ao contexto de trabalho em que estão inseridos, e focando em soluções que sejam viáveis e eficientes não apenas para o usuário final, mas para o negócio como um todo.

Foto de Joana Borges, Ludmila Oliveira e Tatyana Domen

Joana Borges, Ludmila Oliveira e Tatyana Domen

UX Designers

Compartilhe:
Tags: